22 de agosto de 2015

Bom Fim-de-Semana!!





Bom fim-de-semana!!

Ora aqui está uma saudação que diz muito pouco à maioria dos trabalhadores do atendimento!
Fim-de-semana?! O que é isso?!
É excelente que o comércio esteja aberto ao Sábado e ao Domingo, poder ligar para o serviço de apoio ao cliente da empresa da luz, ir comprar o café que acabou...
Pois é, nos centros comerciais, cabeleireiros, cinemas, bares, etc já se sabe que a facturação é maior nestes dois dias criados para o descanso, trabalha-se no duro e compensa-se num dia qualquer da semana - com sorte até folgam mais que um dia, no comércio tradicional é parecido, trabalha-se pelo menos ao Sábado de manhã e ganha-se a respectiva folga à semana, é tudo muito lindo mas não é a mesma coisa pois não?!
Então façam o seguinte, quando estiverem a deliciar-se com o vosso rico fim-de-semana, a passear com a família pelas lojas tenham a delicadeza de se lembrarem que quem vos está a atender não tem que aturar birras da criançada aborrecida por estar fechada num centro comercial em vez de estar a andar de bicicleta ou a correr num parque, não tem que perder tempo e fazer reservas ou encomendas de artigos que vocês sabem muito bem que nunca mais vão buscar, não vão conseguir estar cheios de energia e simpatias naturais se já estão com demasiadas horas de trabalho e fartos de atender "cromos" - aqui a culpa é dos patrões não pensarem dar descanso ao pessoal mas tenham lá compreensão, e sobretudo, NÃO FAÇAM COM QUE AS PESSOAS SAIAM MAIS TARDE DO TRABALHO POR VOSSA CAUSA NESSES DIAS, OK? Nos outros dias já é mau mas ao fim-de-semana ter que sair tarde por causa de desocupados que entram nas lojas poucos minutos antes de fechar e se dão ao luxo de demorar NÃO SE AGUENTA!!!
E para quem pensa "Quem vai para essas profissões já sabe ao que vai" tenho a dizer, e podia dizer tanta coisa, é mesmo só uma questão de respeito!



Discurso típico:
Olha que fecham às 23h00!
Sim, e são 22h57! Depois de estarmos lá dentro não nos vão mandar embora!

O que julgam que acontece:
Os empregados vão sair mais tarde mas também ganham horas extra!

Realidade:
Se fecha às 23h00 os funcionários ganham até essa hora, quanto muito são contabilizados mais uns minutos para deixar a loja em ordem, no caso das lojas de roupa por exemplo - raramente se pagam horas extra muito menos por se ter ficado a atender clientes demorados!




Sem comentários:

Enviar um comentário